Conheça um pouco mais sobre cada um dos projetos e autores vencedores da categoria Não Ficção do NETLABTV 2018.

Qual o prato que Dom Quixote comia antes de suas aventuras? Os grandes hits do Bregay? Qual a receita da boa vizinhança? Como é o primeiro dia de liberdade de quem acaba de deixar o cárcere? São questões como estas que irão abordar as séries vencedoras da categoria de Não Ficção.

ARTE NO PRATO

Sinopse: Qual é o prato que Dom Quixote comia antes de suas aventuras? Como preparar a Madeleine que faz o narrador rememorar sua infância em “Em Busca do Tempo Perdido”? Como um cordeiro ao curry ajudou Sherlock Holmes a desvendar um crime? Qual é a receita da Dobrada à Moda do Porto, prato que deu origem ao poema de Fernando Pessoa? Ao ler um livro, quem nunca se perguntou como seria a vida daquele personagem? Arte no Prato é uma série que usa a literatura como ponto de partida para conhecermos pratos e receitas. A cada episódio, vamos abordar um clássico da literatura. A chef, física e artista Agnes Farkasvolgyi vai receber em sua cozinha um convidado para dissecar um livro e os pratos que permeiam aquela obra. Qual é a história por trás desta receita? Como ele foi criado? Qual é a sua importância hoje? Enquanto estas questões são levantadas e debatidas, Agnes ensina a preparar o prato. Ao final, a chef e o convidado se sentam à mesa para se colocar na pele do personagem e apreciar o prato que o inspirou. Este é o grande trunfo da Arte no Prato: fazer você se sentir dividindo a mesa com os principais personagens, usando a gastronomia para tornar a literatura mais acessível a todos.

Autores: Manuel Rolim e Jussara Ferreira

Comer bons pratos e aprender sobre literatura de um jeito leve parece uma ótima receita. Foi o que pensaram Manuel Rolim e Jussara Ferreira. Ele é cria da publicidade e já foi premiado em festivais internacionais de propaganda, como redator. Jussara Ferreira é psicóloga de formação, com atuação em novos negócios na Filadélfia Comunicação, área comercial e captação de recursos para o Instituto Inhotim, Festival I Love Jazz e CasaCor Minas. Como coautora, Arte no Prato foi seu primeiro roteiro de série. Atualmente, ela trabalha em novos projetos de séries e também na criação de um selo de audiovisual em parceria com outros autores, roteiristas e diretores de Belo Horizonte.

O projeto de Arte no Prato já havia sido inscrito na edição passada do NETLABTV, mas os criadores decidiram mudar alguns detalhes para tornar a série mais acessível ao público. Agora, com a experiência adquirida no laboratório NETLABTV, realizado em final de abril, pretendem trabalhar a linguagem e tornar o projeto ainda mais viável comercialmente.

Para cada prato a ser preparado em cada episódio, Jussara e Manuel precisam preparar um verdadeiro dossiê, saber o que o personagem da história comia, o contexto da época, a geografia, entre outros detalhes. Por isso, o processo de criação do roteiro envolve uma pesquisa muito aprofundada e, em muitos casos, demorada. “Nós estabelecemos uma regra: os pratos devem ser citados em livros. Então, o primeiro passo é uma espécie de pescaria: pesquisar quais obras citam pratos em suas histórias.  Eu li vários livros clássicos na busca de um prato e, ao final, não tinha nada. Faz parte do processo”, explica Manuel.

“A gente quer usar a parte gastronômica para que mais pessoas tenham contato com grandes obras literárias, vencendo preconceitos e estimulando a leitura”, explicam.

BREGAY

Sinopse: Só da Tu! O ritmo que ganhou o país através de Reis, como Reginaldo Rossi, há cerca de 40 anos, continua sua majestade no país Recife com uma família real mais “moderninha” e “colorida”. Seja na criação ou na plateia, o público LGBTQ é um importante pilar para o fortalecimento do ritmo que ecoa da periferia à elite. Diariamente elxs compartilham montagens, criam paródias no Youtube, viralizam coreografias e aclamam versões bregas de sucessos do pop internacional, a exemplo do hit de 2017 “Só da Tu”, lançado pela Banda A Favorita, a partir do smash hit “I Got You”, da cantora norte-americana Bebe Rexha. Em seis episódios, a série Bregay, pretende investigar e acompanhar este relacionamento que está indo bem, passando por todas as nuances e semelhanças entre as duas comunidades que, muito embora sejam fundamentais para o cotidiano cultural da cidade, ainda enfrentam olhares tortos e preconceito de todos os lados. Do surgimento das versões do Pop, passando pelo dia a dia dos dançarinos e dançarinas até às festas especialmente organizadas pelo público LGBTQ para aclamar o gênero: isso é Bregay.

Autor: Henrique Arruda

Nascido em Recife, Henrique Arruda é diretor, roteirista, produtor e pesquisador de Arte para cinema e iniciou sua jornada cinematográfica em 2015. Seu último projeto no audiovisual, “Verde Limão”, é relacionado à sua pesquisa sobre gênero, sexualidade e representatividade LGBTQ no cinema independente brasileiro. Dando continuidade a esse mergulho, surgiu o “Bregay”, uma série documental que traz a fusão entre o gênero musical brega, bastante discriminado até mesmo em regiões onde ele nasce, e a comunidade gay que, segundo Henrique, é a principal a abraçar todos os sucessos do Brega em suas mais diversas festas em Recife.

A escolha do tema é também uma forma de resistir, e nasce com a proposta de unir forças para a maior causa da luta diária entre as duas comunidades: o fim da discriminação. “O Brega nunca foi (e nem é ainda) aceito por uma parte da sociedade que julga essa expressão cultural como algo menor e sem valor artístico. No meu dia a dia também sempre sofri (e ainda sofro) com o preconceito no país que, infelizmente, é o que mais silencia vidas LGBTQ+ no mundo”, desabafa. “É exatamente para analisar essa ligação por meio da resistência diária que o Bregay surge”.

É a primeira vez que Henrique participa de um laboratório de roteiros, aventura-se fora da ficção e cria conteúdo para TV. “Espero que essa série seja uma vitrine tanto para a expressão cultural quanto para as causas defendidas diariamente pela comunidade LGBTQ+. Estamos presentes!”, vibra.

BATALHA NO PRÉDIO: A RECEITA DA BOA VIZINHANÇA

Sinopse: A cada episódio, três famílias que moram em um mesmo prédio disputam o título de melhor família cozinheira amadora do condomínio. Competidores e moradores, reunidos no Salão de Festas na “Assembleia para Matar a Fome”, recebem o apresentador que chega trazendo ingredientes surpresas para cada uma das receitas que devem ser preparadas dentro de um tempo estipulado. Cada família, em seu apartamento, deverá pilotar o próprio fogão ao comando do apresentador. No primeiro desafio, um cozinheiro profissional convidado, chamado de Síndico Gastronômico, dá dicas aos competidores e é ele quem elimina uma família da disputa. No segundo desafio, as duas famílias restantes voltam a se enfrentar em mais uma tarefa culinária com ingredientes escolhidos pela produção. Mas, dessa vez, quem decide o vencedor é a Comissão Extraordinária da Comida formada por cinco moradores do prédio que experimentam os pratos às cegas.

Autor: Mario Oshiro

Autor do único doc reality no NETLABTV, Mario Oshiro é redator e roteirista especializado em Roteiro para TV, Cinema e Novas Mídias. Disposto a ouvir as dicas e orientações para desenvolver o projeto, não só de um jeito artístico e técnico mas também comercial, Mario conta que seu reality de culinária é diferente de tudo que as pessoas imaginam. “É uma verdadeira baderna gastronômica como um típico almoço de família aos domingos, mas dessa vez com os vizinhos. As pessoas podem não saber qual é a política da boa vizinhança, mas a receita… é a que vai estar no programa”, explica.

Pensar no roteiro, apesar de agradável, foi bastante trabalhoso porque Mario sabia que o assunto poderia ser “mais do mesmo”. Uma das maiores dificuldades foi se distanciar dos programas de gastronomia que já existem. “Eu quis buscar um formato que funcionasse por si só e não dependesse inteiramente do produtor de casting, já que muitos programas do tipo só funcionam com um bom elenco”, conta.

HISTÓRIAS DE LIBERDADE

Sinopse: “Histórias de Liberdade” é uma série documental que contará semanalmente a história de detentos, homens e mulheres, presos há muitos anos prestes a receberem a tão sonhada liberdade. Suas trajetórias, a expectativa, o grande dia da soltura, o reencontro com a família, a reinserção na sociedade e os impactos das mudanças em um mundo que já não é mais o mesmo. Seja qual for a história, todos eles têm um sonho em comum, a liberdade, mas esse sonho muitas vezes vem acompanhado de uma incerteza: o que os espera do lado de fora. Iremos mostrar os últimos dias dos nossos personagens na prisão, a emoção e a expectativa da espera, o dia da tão esperada saída da prisão, a abertura dos portões, e o que acontece nos primeiros momentos fora do cárcere de encontro com sua nova realidade. Acompanharemos o reencontro com a família e amigos e mostraremos o impacto do que mudou.

Autor: Gabriel Mellin

Desde 2014 Gabriel Mellin trabalha no projeto desta série. Já reescreveu e adaptou o roteiro várias vezes, sempre pensando em formatar o projeto em um formato mais emocionante e cinematográfico. “Sem dúvida a parte mais difícil foi a pesquisa, já que é bem complicado tudo relacionado a procedimentos carcerários e jurídicos de presidiários e presídios no Brasil”, afirma.

Muitos dos processos a serem retratados já foram pensados e inicialmente definidos, por conta de se tratar de um tema delicado. A fotografia será cuidadosa no que diz respeito à preservação dos personagens, mas com a preocupação de manter o olhar poético. Para o formato, mesmo que a descrição nos induza a pensar em um reality, Gabriel quer uma série documental.

“Acredito que todo o marketing e a divulgação da NETLABTV em cima do projeto poderá ajudá-lo a ganhar repercussão e que, em breve, algum canal, distribuidor e/ou investidor possa ter interesse em produzi-lo”, espera.

Gabriel Mellin já atua no mercado audiovisual há mais de 17 anos e já trabalhou em mais de 400 projetos com produtoras como Conspiração, Hungry Man, Mixer, Pindorama e Videofilmes nas mais diversas áreas: cinema, publicidade, TV, institucionais, videoclipes e moda.

Receba NossasNovidades